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PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL 1º/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UFSCar

 EDITAL Nº 02/2019

   PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL  1º/2019

A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos - PPGQ/UFSCar, em conformidade com o Regimento Interno do PPGQ/UFSCar, torna público que serão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional para o 1º semestre de 2019, de acordo com as disposições estabelecidas neste edital.

 As informações sobre o PPGQ/UFSCar (corpo docente, linhas de pesquisa, disciplinas, etc.) devem ser consultadas na página oficial do  programa www.ppgq.ufscar.br ou na sua secretaria.

 

NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO - MESTRADO PROFISSIONAL

A Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar (PPGQ), atendendo ao disposto no artigo 19, § 1º, do Regimento Interno do PPGQ, baixa as seguintes normas:

I - DOS PRAZOS

Artigo 1º - O processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Profissional do PPGQ deverá ser realizado uma vez ao ano, sempre antes do início do primeiro período letivo.

§ 1º - Quando da aprovação do calendário semestral, a CPG deverá marcar a data de realização do processo e o prazo limite de inscrições.

§ 2º - A critério da CPG, o processo poderá não ser realizado, considerando a disponibilidade de orientação e/ou as condições de amparo à pesquisa e ao ensino de pós-graduação.

§ 3º - Após a divulgação do edital, será dado um prazo de 02 dias, para impugnação ou pedido de esclarecimento referente ao edital.

§ 4º - Não apresentada impugnação no prazo assinalado, o candidato perderá do direito de  fazê-lo.

§ 5º - As impugnações serão julgadas pela CPG. Em caso de acolhimento de quaisquer delas, a CPG adotará as medidas necessárias à resolução da ilegalidade apontada e  divulgará o resultado do julgamento na página de internet do programa de pós-graduação.

 

II - DOS OBJETIVOS

Artigo 2º - O processo de ingresso tem como objetivo selecionar portadores de diploma de curso superior pleno em Química ou em áreas afins para realização do mestrado profissional nas áreas de Ensino de Química ou Química Tecnológica.

Parágrafo Único - Candidatos aprovados poderão ter que cursar disciplinas de graduação na área de Química, a critério e por indicação da comissão de seleção.

 

III - DA INSCRIÇÃO

Artigo 3º – A inscrição para o processo deverá ser feita dentro das normas do edital e até a data limite fixada no calendário do PPGQ.

Não será permitida a inscrição de alunos que já foram desligados no respectivo curso em decorrência da aplicação dos artigos 29 e 32 do Regimento Interno do PPGQ.

§ 1º - Cada candidato inscrito deverá informar em campo próprio na ficha de inscrição disponibilizado online, se, em relação a quaisquer dos membros da Comissão de Seleção, possui relações ou vínculos:

i) seja ou tenha sido cônjuge ou companheiro do candidato, mesmo que separado ou divorciado judicialmente;
ii) seja ascendente ou descendente do candidato ou colateral até o terceiro grau, seja o parentesco por consanguinidade ou afinidade;
iii) tenha amizade íntima ou inimizade notória com o candidato ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos e afins até terceiro grau;
iv) seja sócio da mesma sociedade empresarial do candidato;

§ 2º - Após análise dos documentos relativos à inscrição, a Comissão de Seleção, divulgará na página de internet do programa de pós-graduação:

a) lista de candidatos cujas inscrições foram deferidas e

b) lista de candidatos cujas inscrições foram indeferidas, na qual se explicitará sucintamente, em relação a cada candidato cujo nome conste de tal lista, o(s) motivo(s) do indeferimento da inscrição.

§ 3º - A partir da data de divulgação da lista de candidatos cujas inscrições foram indeferidas, aqueles cujos nomes constem de tal lista terão prazo de 10 dias corridos para apresentar recurso justificado em face do indeferimento de sua inscrição.  Em hipótese alguma poderá ocorrer anexação extemporânea de documentos que constam na relação descrita no §5, item a) do Artigo 3o dessas normas.

§ 4º - Analisados os recursos, a Comissão deliberará e publicará na página de internet do programa de pós-graduação o resultado do julgamento, apontando, sucintamente, as razões de procedência ou improcedência dos recursos.

§ 5º - Na mesma data a Comissão de Seleção também divulgará lista com a relação definitiva de candidatos inscritos.

a) DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO ONLINE - CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL:

1- RG/Passaporte. (EM ARQUIVO .PDF, JPG ou Jpeg)
2- Diploma de graduação ou da declaração que está finalizando o curso. (EM ARQUIVO .PDF, JPG ou Jpeg)
3- Histórico escolar do curso de graduação com as reprovações (sujo). (EM ARQUIVO .PDF)
4- Declaração da empresa ou instituição de ensino comprovando o interesse na formação do aluno e no desenvolvimento no tema do projeto proposto para o curso do mestrado profissional. (EM ARQUIVO .PDF)

5- Resumo da proposta de trabalho de interesse da empresa ou instituição de ensino com assinatura do orientador concordando com a proposta.  (EM ARQUIVO .PDF) Conforme modelo Anexo I do edital vigente para o curso de mestrado profissional.
6- Curriculum vitae de acordo com o modelo, devidamente documentado, isto é, com a cópia digital dos comprovantes. (EM ARQUIVO .PDF - todos os comprovantes devem estar em um único arquivo) Conforme modelo Anexo II do edital vigente para o curso de mestrado profissional.  

Arquivos postados de forma errada não serão aceitos e não poderão ser apresentados posteriormente.

Anexar os itens, no formulário de inscrição, nomeados conforme a categoria. Exemplo: item 1. nomear o arquivo como RG, item 2. nomear o arquivo como Diploma de Graduação, item 3. nomear o arquivo como Histórico Graduação, 4. nomear o arquivo como Declaração Empresa, 5. nomear o arquivo como Anexo I,  6. nomear o arquivo Anexo II.


Observação: Na falta de qualquer documento acima relacionado, a inscrição do candidato será indeferida. 

IV- DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:

§ 1º - O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção a ser constituída por membros designados, entre os docentes do Departamento de Química ou credenciados junto ao PPGQ/UFSCar.

§ 2º  Em função das informações colhidas nas fichas de inscrição dos candidatos, a CPG, após diligenciar para esclarecimento do que se fizer necessário, deliberará sobre a substituição ou manutenção de membros das Comissões de Seleção, divulgando sua decisão na página de internet do programa de pós-graduação.

V - DAS IMPUGNAÇÕES EM FACE DE MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

§ 1º - A partir da data de divulgação da relação definitiva de candidatos inscritos, aqueles cujos nomes constem da lista terão prazo de 02 dias úteis para apresentar impugnação em face da participação na Comissão de Seleção de quaisquer de seus membros.

§ 2º - Sob pena de indeferimento sumário da impugnação, o candidato apontará expressamente em face de quem a mesma é dirigida e bem assim as razões que a fundamentam, em especial apontando, conforme o caso, a existência, entre membro da Comissão de Seleção e candidato que participa do processo seletivo.

§ 3º - Não apresentada impugnação no prazo assinalado, o candidato perderá o direito de fazê-lo.

§ 4º - As impugnações serão julgadas pela CPG. Em caso de acolhimento de quaisquer delas, a CPG adotará as medidas necessárias à substituição do(s) membro(s) da Comissão de Seleção considerado(s) impedido(s) ou suspeito(s), e bem assim divulgará o resultado do julgamento e a composição da Comissão de Seleção na página de internet do programa de pós-graduação.

 

VI - DA REALIZAÇÃO E DA AVALIAÇÃO 

Artigo 4º – O exame de ingresso será realizado em duas etapas.

§ 1º - Primeira Etapa: (OBRIGATÓRIA E ELIMINATÓRIA)

A primeira compreenderá a realização de uma Avaliação Oral para a discussão da proposta de trabalho, avaliando a capacidade e a maturidade do candidato. Esta proposta não será necessariamente a definitiva.

O cronograma de apresentação dos candidatos será divulgada em nossa home page. Os candidatos impossibilitados de comparecem a data agendada, deverão entregar antes da apresentação, uma justificativa assinada para ser analisada pela comissão.

§ 2º - A Avaliação Oral, realizada em sessão pública, será gravada para efeito de registro e avaliação, sendo vedado aos candidatos assistir às provas uns dos outros.

A avaliação da prova oral poderá ser expositiva com ou sem uso do datashow e deverá ter uma duração máximo de 15 minutos, com 5 min de tolerância. Estará a disposição dos candidatos o datashow, cada candidato deverá trazer seu notebook, caso utilize.

§ 3º - Não será permitida a entrada do candidato à sala de realização da Avaliação Oral, que por qualquer motivo, não se apresentar no horário previsto para seu início, conforme a ordem divulgada na página de internet do programa de pós-graduação. Será desclassificado da 1ª etapa o candidato que não cumprir as regras previstas no Artigo 4º dessas normas.

§ 4º - Serão considerados aprovados na Primeira Etapa do Mestrado Profissional, os candidatos que obtiverem pelo menos 50% dos pontos na Avaliação Oral, seguindo os seguintes critérios:

a) capacidade argumentativa sobre a proposta de trabalho (até 6 pontos), considerando:

i) conhecimento do quadro teórico relacionado ao problema de pesquisa (até 3 pontos); e
ii) coerência e viabilidade da metodologia (até 3 pontos);

b) maturidade do candidato (até 3 pontos), considerando sua experiência prévia.

§ 5º - Finalizado o período de avaliação da primeira etapa, divulgam-se a lista dos candidatos selecionados e haverá prazo de 10 dias corridos para que os candidatos peçam revisão da avaliação. Analisados os recursos, a Comissão deliberará e publicará na página de internet do programa de pós-graduação o resultado do julgamento.

§ 6º – O candidato aceito nesta avaliação poderá se matricular como aluno regular do programa e cursar as disciplinas oferecidas no semestre. 

Artigo 5º – Segunda Etapa:

No final do semestre, os discentes que mostrarem rendimento compatível com conceitos A ou B, na disciplina Preparação do Projeto Profissional, passarão para a segunda etapa que consistirá na continuidade das atividades para complementar os créditos e a elaboração da dissertação.

O discente que não obtiver o rendimento compatível com conceitos A ou B na disciplina Preparação do Projeto Profissional ou não concluir a disciplina Preparação do Projeto Profissional no seu primeiro semestre receberá certificados referentes às disciplinas que conseguir aprovação e será desligado do programa

Para o curso de Mestrado Profissional ao final na defesa do plano de trabalho, a comissão examinadora deverá decidir se aprova ou não o candidato. Estas etapas são de caráter eliminatório.

VII - DA MATRÍCULA

Artigo 7º – Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão realizar a matrícula dentro do prazo estipulado no calendário mediante a APRESENTAÇÃO EM PAPEL dos seguintes documentos:

PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL:

1. - Formulário de Matrícula preenchido e assinado pelo aluno e orientador (disponível em ‘formulários’ no site do PPGQ)
2. - 1 foto 3x4
3. - RG* (Brasileiros) Não será aceito carteira de motorista ou CRQ
4. - CPF*
5. - Certidão de nascimento ou de casamento*
6. - Histórico escolar do curso de graduação com as reprovações
7. - Diploma de Graduação* ou certificado de conclusão do curso
8. - Original da Declaração da empresa ou instituição de ensino comprovando o interesse na formação do aluno e no desenvolvimento no tema do projeto proposto para o curso do mestrado profissional.
9. - Original do Resumo da proposta de trabalho de interesse da empresa ou instituição de ensino com assinatura do orientador concordando com a proposta
10. - Visto de estudante emitido pelo Ministério do Exterior Brasileiro* (Recomenda-se Visto de VITEM IV ou Mercosul) (Estrangeiros)
11. - Declaração da Polícia Federal atestando situação regular no País. (Estrangeiros)
12. - Passaporte* (Estrangeiros)
13. - RNE* - Registro Nacional de Estrangeiro (Estrangeiros)
14. - Demonstrar, documentalmente, possuir seguro repatriação para si e seus dependentes. (Estrangeiros)
15.- Demonstrar, documentalmente, ter cumprido todas as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério do Exterior Brasileiro e carteira de vacinação de seu país em dia. (Estrangeiros)
 
*(fotocópia autenticada em cartório ou com apresentação do documento original) Não serão aceitas carteira de motorista e CRQ

 

Parágrafo único - O discente estrangeiro estará sujeito ao Regimento Geral da Pós-Graduação da UFSCar, a Resolução CoPG Nº04 de 25 de abril de 2018 ou mais atual e ao Regimento Interno do  Programa de Pós-Graduação em Química, sem qualquer concessão diferenciada, inclusive em relação à avaliação e prazos para conclusão do curso.

 

VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 8º - Estas Normas estão sujeitas ao Regimento Interno do PPGQ.

Artigo 9º – Os casos omissos serão resolvidos pela CPG.

Artigo 10º - Estas Normas entrarão em vigor na data de sua aprovação pela CPG.

[Normas reavaliadas e aprovadas na 486a reunião da Comissão de Pós-Graduação do PPGQ, realizada em 04 de outubro de 2018].

EDITAL Nº 02/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL 1º/2019 em arquivo pdf

Modelo Anexo I - Edital nº 02/2019
Modelo Anexo II - Edital nº 02/2019

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 1º/2019 – MESTRADO PROFISSIONAL

DATA

ETAPA

PROCEDIMENTOS

08/10/2018

Divulgação do Edital e dos membros da Comissão de Seleção;

www.ppgq.ufscar.br

29/10/18 a 30/11/18

Período de inscrição;

online

03/12/18 a 04/12/2018

Prazo para impugnação do Edital ou para a possibilidade de solicitação de esclarecimento em relação ao texto do edital;

E-mail: ufscarppgq@gmail.com

06/12/18
(a partir das 17hrs)

Divulgação se houve impugnação ou solicitação de esclarecimentos referente ao Edital;

www.ppgq.ufscar.br

06/12/18
(a partir das 17hrs)

Divulgação da listagem parcial das inscrições deferidas /indeferidas;

www.ppgq.ufscar.br

07/12/18 a 16/12/18

Prazo para recurso das inscrições indeferidas;

E-mail: ufscarppgq@gmail.com

09/01/19
 (a partir das 17hrs)

Análise da Comissão acerca dos recursos e divulgação da relação definitiva dos candidatos deferidos.

www.ppgq.ufscar.br

10/01/19 a 11/01/19

Prazo para recursos de impugnação contra membros da Comissão de Seleção;

E-mail: ufscarppgq@gmail.com

               14/01/19

Divulgação definitiva dos membros da Comissão de Seleção;

www.ppgq.ufscar.br

14/01/19

Divulgação do cronograma dos candidatos para a apresentação da avaliação oral

www.ppgq.ufscar.br

04/02/19 a 05/02/19

1ª Etapa  -  Avaliação Oral com apresentação da proposta de trabalho;

www.ppgq.ufscar.br

06/01/19
(a partir das 17hrs)

Divulgação parcial do resultado da 1ª Etapa;

www.ppgq.ufscar.br

07/02/19 a 16/02/19

Período para impetrar recurso do resultado da 1ª Etapa;

E-mail: ufscarppgq@gmail.com

18/02/19
(a partir das 16h)

Análise da Comissão acerca dos recursos e divulgação do resultado final da avaliação na 1ª etapa;

www.ppgq.ufscar.br

22/02/19

Resultado Final. Publicação da  lista definitiva de candidatos selecionados, a partir das 17hrs;

www.ppgq.ufscar.br

25/02/19 a 01/03/19

Matrícula;

 

11/03/19

Início do primeiro semestre de 2019;

 

 

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IMPORTANTE:
Candidatos estrangeiros ou que tenham obtido diploma no exterior devem observar a norma vigente da UFSCar para ser aceito como aluno regular:

RESOLUÇÃO CoPG nº 04 de 25 de abril de 2018

http://www.propg.ufscar.br/propg/Resoluo04_2018RESOLUOALUNOESTRANGEIRO.pdf

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EDITAL PROCESSO SELETIVO:

- dia 08 de outubro de 2018: Divulgação do Edital nº 02/2019 para o Processo Seletivo no 1º/19  do curso de mestrado profissional.

- de 03 e 04 de dezembro de 2018: Prazo para impugnação do Edital ou para a possibilidade de solicitação de  esclarecimento em relação ao texto do edital.

- dia 06 de dezembro de 2018: Divulgação se houve impugnação ou solicitação de esclarecimentos referente ao Edital.

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INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO:

- de 29 de outubro a 30 de novembro de 2018: INSCRIÇÃO ONLINE para o processo seletivo 1º/19 do curso de mestrado profissional.

- dia 06 de dezembro de 2018: Divulgação da listagem parcial das inscrições deferidas e indeferidas, a partir das 17hrs  (Horário de Brasília).

- de 07 a 16 de dezembro 2018: Prazo para solicitação formal de recursos em face do indeferimento de inscrição.

- dia 09 de janeiro de 2019: Análise da Comissão acerca dos recursos e divulgação da relação definitiva dos candidatos deferidos, a partir das 17hrs (Horário de Brasília).

 

Relação dos documentos a serem postados online:

1- RG/Passaporte*. (EM ARQUIVO .PDF, JPG ou Jpeg)
2- Diploma de graduação ou da declaração que está finalizando o curso*. (EM ARQUIVO .PDF, JPG ou Jpeg)
3- Histórico escolar do curso de graduação com as reprovações* (sujo). (EM ARQUIVO .PDF)
4- Declaração da empresa ou instituição de ensino comprovando o interesse na formação do aluno e no desenvolvimento no tema do projeto proposto para o curso do mestrado profissional*. (EM ARQUIVO .PDF)
5- Resumo da proposta de trabalho de interesse da empresa ou instituição de ensino com assinatura do orientador concordando com a proposta*.  (EM ARQUIVO .PDF) Conforme modelo Anexo I do edital Nº 02/2019.  
6- Curriculum vitae de acordo com o modelo, devidamente documentado, isto é, com a cópia digital dos comprovantes. (EM ARQUIVO .PDF - todos os comprovantes devem estar em um único arquivo) Conforme modelo Anexo II do edital Nº 02/2019.  

* Observação: Na falta de qualquer documento obrigatório* acima relacionado, a inscrição será indeferida.


Arquivos postados de forma errada não serão aceitos e não poderão ser apresentados posteriormente.

Anexar os itens, no formulário de inscrição, nomeados conforme a categoria. Exemplo: item 1. nomear o arquivo como RG, item 2. nomear o arquivo como Diploma de Graduação, item 3. nomear o arquivo como Histórico Graduação, 4. nomear o arquivo como Declaração Empresa, 5. nomear o arquivo como Anexo I,  6. nomear o arquivo Anexo II.

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COMISSÃO DE SELEÇÃO:

- dia 08 de outubro de 2018: Divulgação da relação dos docentes do Departamento de Química ou credenciados junto ao PPGQ/UFSCar.

O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção a ser constituída por membros designados, entre os docentes do Departamento de Química ou credenciados junto ao PPGQ/UFSCar.

Em função das informações colhidas nas fichas de inscrição dos candidatos, a CPG, após diligenciar para esclarecimento do que se fizer necessário, deliberará sobre a  constituição dos membros das Comissões de Seleção, divulgando sua decisão na página de internet do programa de pós-graduação.

Relação dos docentes do Departamento de Química ou credenciados junto ao PPGQ/UFSCar:

Alejandro López Castillo
Alzir Azevedo Batista
Ana Rita de Araújo Nogueira (EMBRAPA)
André Farias de Moura
Antonio Aparecido Mozeto
Antonio Gilberto Ferreira
Arlene Gonçalves Corrêa
Caio Marcio Paranhos da Silva
Carlos Ventura D’Alkaine
Caterina Gruenwaldt Cunha Marques Netto
Caue Ribeiro de Oliveira (EMBRAPA)
Clelia Mara de Paula Marques
Daniel Souza Correa (EMBRAPA)
Dulce Helena Ferreira de Souza
Edenir Rodrigues Pereira Filho
Edson Roberto Leite
Edson Rodrigues Filho
Edward Ralph Dockal
Elaine Cristina Paris (EMBRAPA)
Elson Longo da Silva
Elton Fabiano Sitta
Emerson Rodrigues de Camargo
Ernesto Chaves Pereira de Souza
Felipe Christoff Wouters
Fernando Cruz Moraes
Fillipe Vieira Rocha
Ieda Lúcia Viana Rosa
Ivani Aparecida Carlos
Jean Marcel Ribeiro Gallo
João Batista Fernandes
João Marcos Batista Junior
Joaquim de Araújo Nóbrega
José Mario de Aquino
Julio Zukerman Schpector
Karina Omuro Lupetti
Kleber Thiago de Oliveira
Lúcia Helena Mascaro Sales
Luiz Carlos Gomide Freitas
Luiz Henrique Capparelli Mattoso (EMBRAPA)
Luiz Henrique Ferreira
Manoel Gustavo Petrucelli Homem
Marcio Weber Paixão
Marco Antonio Barbosa Ferreira
Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Moacir Rossi Forim
Nerilso Bocchi
Orlando Fatibello Filho
Paulo Cezar Vieira
Pedro Sérgio Fadini
Quezia Bezerra Cass
Regina Vincenzi Oliveira
Renato Lajarim Carneiro
Ricardo Samuel Schwab
Roberta Cerasi Urban
Romeu Cardozo Rocha Filho
Ronaldo Censi Faria
Rose Maria Carlos
Sandra Andrea Cruz
Sonia Regina Biaggio Rocha
Tiago Venâncio
Timothy John Brocksom
Vânia Gomes Zuin
Wania da Conceição Moreira

DAS IMPUGNAÇÕES EM FACE DE MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:

- de 10 a 11 de janeiro de 2019: Prazo para solicitação de impugnação dos membros da Comissão de Seleção.

- dia 14 de janeiro de 2019: Divulgação da composição final da Comissão de Seleção.

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AVALIAÇÃO 1ª ETAPA:

- dia 14 de janeiro de 2019 - Divulgação do cronograma dos candidatos para a apresentação da avaliação oral

- dias 04 e 05 de fevereiro de 2019 - 1ª etapa do Processo Seletivo 1º/19 para o curso de mestrado profissional, áreas de Ensino de Química e Química Tecnológica (avaliação oral com apresentação da proposta de trabalho)

- dia 06 de fevereiro de 2019: Divulgação após as 17hrs (Horário de Brasília), do resultado parcial da avaliação da 1ª etapa.

- de 07 a 16 de fevereiro de 2019: Período para impetrar recurso do resultado da 1ª etapa.

- dia 18 de fevereiro de 2019: Análise dos recursos e divulgação da pontuação final da 1ª etapa, a partir das 16hrs (Horário de Brasília).

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AVALIAÇÃO 2ª ETAPA:

No final do semestre, os discentes que mostrarem rendimento compatível com conceitos A ou B, na disciplina Preparação do Projeto Profissional, passarão para a segunda etapa que consistirá na continuidade das atividades para complementar os créditos e a elaboração da dissertação.

 

O discente que não obtiver o rendimento compatível com conceitos A ou B na disciplina Preparação do Projeto Profissional ou  não concluir a disciplina Preparação do Projeto Profissional no seu primeiro semestre receberá certificados referentes às disciplinas que conseguir aprovação e será desligado do programa.

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DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO 1º/2019:

- dia 22 de fevereiro de 2019: Resultado Final. Publicação da lista definitiva de candidatos selecionados, a partir das 17hrs.

INÍCIO SEMESTRE:

- dia 11 de março de 2019: Início do 1° semestre letivo de 2019.

PERÍODO DE MATRÍCULAS: de 25 de fevereiro a 01 de março de 2019.

OS CANDIDATOS APROVADOS NO EXAME DE SELEÇÃO DEVERÃO REALIZAR A MATRÍCULA DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO NO CALENDÁRIO MEDIANTE A APRESENTAÇÃO EM PAPEL DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

 

1. - Formulário de Matrícula preenchido e assinado pelo aluno e orientador (disponível em ‘formulários’ no site do PPGQ)
2. - 1 foto 3x4
3. - RG* (Brasileiros) Não será aceito carteira de motorista ou CRQ
4. - CPF*
5. - Certidão de nascimento ou de casamento*
6. - Histórico escolar do curso de graduação com as reprovações
7. - Diploma de Graduação* ou certificado de conclusão do curso
8. - Original da Declaração da empresa ou instituição de ensino comprovando o interesse na formação do aluno e no desenvolvimento no tema do projeto proposto para o curso do mestrado profissional.
9. - Original do Resumo da proposta de trabalho de interesse da empresa ou instituição de ensino com assinatura do orientador concordando com a proposta
10. - Visto de estudante emitido pelo Ministério do Exterior Brasileiro* (Recomenda-se Visto de VITEM IV ou Mercosul) (Estrangeiros)
11. - Declaração da Polícia Federal atestando situação regular no País. (Estrangeiros)
12. - Passaporte* (Estrangeiros)
13. - RNE* - Registro Nacional de Estrangeiro (Estrangeiros)
14. - Demonstrar, documentalmente, possuir seguro repatriação para si e seus dependentes. (Estrangeiros)
15.- Demonstrar, documentalmente, ter cumprido todas as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério do Exterior Brasileiro e carteira de vacinação de seu país em dia. (Estrangeiros)
  
*(fotocópia autenticada em cartório ou xerox com apresentação do documento original)

 

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MODELO ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Departamento de Química
Programa de Pós-Graduação em Química


EDITAL Nº 02/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL – 1º/2019

RESUMO DA PROPOSTA DE TRABALHO COM ASSINATURA DO(A) ORIENTADOR(A)

 

São Carlos, ____de __________________ de 20_____

Curso de Mestrado Profissional
Ensino de Química (   )                       Química Tecnológica (   )


Nome do(a) aluno(a)   ________________________________________________

Nome do(a) orientador(a) ______________________________________________

 

Título do Projeto:  ____________________________________________________

RESUMO DO PLANO DE TRABALHO (Objetivo e Metodologia):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

________________________________                                      

             candidato(a)                                                                           

Declaro que concordo com a proposta acima e tenho a disponibilidade necessária para orientar o(a) aluno(a):

________________________________                                      
Assinatura do
Orientador(a)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MODELO ANEXO II

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Departamento de Química
Programa de Pós-Graduação em Química


EDITAL Nº 02/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL - 1º/2019

 

CURRICULUM VITAE – MESTRADO PROFISSIONAL

Nome: ...............................................................................                    

a) Experiência profissional (empresa ou instituição de ensino)

Dados do emprego atual:

Empresa:

Cargo:                                 Tempo na Função

 

b) Especialização

Sim (    )                 Não (    )

Título do curso:                    Ano:

 

c) Curso de graduação:  Sim (    )                 Não (    )

Título do curso:                    Ano:

 

d) Atividade de gerenciamento e direção Sim (    )                 Não (    )

Função:

e) Patente (colocar documentação comprobatória como ITEM I)

 

f) Artigos (colocar documentação comprobatória como ITEM II)

 

g) Trabalhos em congressos científicos (colocar documentação comprobatória como ITEM III)

 

 

___________________________________                                            ......./......./.......

 Assinatura do candidato                                                                                Data

Rodovia Washington Luiz, km 235 - CEP 13.565-905. São Carlos - SP, Brasil
Fone: (0xx16) 3351-8209/8603               home page: http://www.ppgq.ufscar.br
PPGQ
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