Você está aqui: Página Inicial / Histórico / PPGQ

PPGQ

Historial / PPGQ (Espanhol)
History / PPGQ (Inglês)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar iniciou suas atividades em 1980. Atualmente, o PPG-Q tem dois cursos de mestrado (Acadêmico e Profissional) e um de doutorado.


CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO: O curso de mestrado acadêmico foi iniciado no 2° semestre de 1980, com duas áreas de concentração: Físico-Química e Química Orgânica. Na ocasião, o PPG-Q tinha oito docentes e dois alunos, contando com uma infraestrutura mínima desejável. As primeiras três dissertações foram defendidas em 1984 (duas da área de Físico-Química e uma da de Química Orgânica). No 2° semestre de 1984, foi implantada uma terceira área de concentração: Química Inorgânica. A área de concentração em Química Analítica foi implantada no 2° semestre de 1992. No 1° semestre de 2000, foi criada uma área de concentração geral, denominada Química. Até o final de 2018, 724 dissertações já tinham sido defendidas, sendo dessas, somente 01 (uma) dissertação reprovada. (vide “Histórico: dissertações acadêmicas defendidas”)


CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL:
O curso de mestrado profissional foi iniciado em 2008 com duas modalidades: Ensino de Química e Química Tecnológica. Esse curso busca atrair profissionais atuando em instituições de ensino e empresa, respectivamente, e proporcionando um aprofundamento de formação em química que beneficiará a atuação profissional. Até o final de 2018, 87 dissertações já tinham sido defendidas, sendo dessas, somente 01 (uma) dissertação anulada. (vide “Histórico: dissertação profissional defendidas”)

CURSO DE DOUTORADO: O curso de doutorado foi iniciado em 1987, também com duas áreas de concentração: Físico-Química e Química Orgânica, resultado de uma evolução natural do curso

de mestrado. As primeiras três teses foram defendidas em 1990 (na área de Química Orgânica). No 2° semestre de 1992, foi implantada uma terceira área de concentração: Química Analítica, sendo que a área de Química Inorgânica foi implantada em 1998. No 1° semestre de 2000, foi criada uma área de concentração geral, denominada Química. Até o final de 2018, 699 teses já tinham sido defendidas sendo dessas, somente 01 (uma) tese reprovada. (vide “Histórico: teses defendidas”)

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como finalidade a formação de recursos humanos destinados à docência, à pesquisa científica e tecnológica, ao empreendedorismo e a outras atividades correlatas, através de cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado, abertos a candidatos portadores de diplomas de cursos de graduação e que atendam as exigências deste Regimento Interno.

O Mestrado Acadêmico visa oferecer ao pós-graduando condições para o desenvolvimento de estudos que possibilitem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na sua área, qualificando-o como pesquisador e docente de nível superior, através de trabalhos de investigação e de ensino.

O Mestrado Profissional visa oferecer ao pós-graduando condições para o desenvolvimento de uma prática profissional transformadora, por meio da incorporação do método científico e da aplicação dos conhecimentos de novas técnicas e processos.

O Doutorado visa o aprofundamento dos objetivos do Mestrado Acadêmico e a produção, pelo doutorando, de um trabalho de investigação que represente uma contribuição real, original e criativa na respectiva área de conhecimento e que demonstre sua qualificação para formar pessoal nos níveis de Mestrado e Doutorado.

O PPGQ abrange atividades de pós-graduação stricto sensu, através de cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e de Doutorado, sujeitas ao Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar.

Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado compreendem cinco áreas de concentração: Química, Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.
O curso de Mestrado Profissional compreende duas áreas de concentração: Química Tecnológica e Ensino de Química.

A criação de novas áreas de concentração nos cursos, proposta por docentes interessados, deverá ser analisada e aprovada pela Comissão de Pós-Graduação do PPGQ.