Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Visita da Profa. Gloria Cárdenas-Jirón, da Universidad de Santiago de Chile

Visita da Profa. Gloria Cárdenas-Jirón, da Universidad de Santiago de Chile

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar recebeu na semana passada a visita da professora Gloria Cárdenas-Jirón, da Universidad de Santiago de Chile, com o objetivo de estabelecer parcerias entre os programas de pós-graduação em Química das duas universidades.

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar recebeu na semana passada a visita da Professora Gloria Cárdenas-Jirón, da Universidad de Santiago de Chile, com o objetivo de estabelecer parcerias entre os programas de pós-graduação em Química das duas universidades. O encontro foi motivado por visita do Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSCar, Guillermo Antonio Lobos Villagra, à universidade chilena, ocasião em que o convite à professora foi feito. Durante os dias em que esteve na UFSCar, Gloria Cárdenas-Jirón conheceu as linhas de pesquisa do PPGQ, bem como seus docentes e estudantes, e apresentou sua universidade de origem, estabelecendo o contato inicial que possibilitará futuras parcerias na pesquisa.
O coordenador do PPGQ, Ernesto Chaves Pereira, explica que a visita é parte de uma série de ações desenvolvidas para fomentar a colaboração com programas de pós-graduação em Química em diferentes estágios de consolidação. "Desenvolvemos ações de cooperação com programas mais consolidados, como de países da Europa e dos Estados Unidos, com o mesmo nível de consolidação que o nosso, como é o caso da universidade chilena, e com programas em consolidação no Brasil. Acredito que a boa Ciência é feita de boa conversa, e é uma parte importante da formação dos nossos estudantes conhecer diferentes realidades da pesquisa na área. A partir desses contatos, identificamos possibilidades de convênios e cooperações com diversos segmentos da Química e temos a oportunidade não só de aprender, mas também de contribuir com outras universidades, bem como de mostrar a pesquisa realizada na UFSCar", afirma Pereira.
Cerca de 15 estudantes de mestrado e doutorado do PPGQ vão anualmente para universidades estrangeiras e realizam colaborações com laboratórios reconhecidos mundialmente. Além disso, o Programa realiza as Escolas de Química, que apoiam a ida de docentes da UFSCar a instituições com programas em consolidação, nas quais, durante uma semana, ministram minicursos para estudantes de graduação e pós-graduação. No momento, há parcerias da UFSCar com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e com a Universidade Federal do Sergipe (UFS).
Pereira destaca os esforços para viabilizar a mobilidade de docentes e estudantes, fortalecendo a internacionalização da pesquisa em Química. "Conseguimos concretizar essas ações de mobilidade valorizando o intercâmbio de pesquisadores porque observamos os resultados positivos das visitas. Anualmente, trazemos quase 20 pesquisadores de renome de universidades estrangeiras, que passam duas semanas na UFSCar ministrando minicursos e seminários. Por meio dessas experiências, os estudantes têm a oportunidade de fazer contatos, e muitos já estão nos laboratórios desses pesquisadores com bolsas-sanduíche", pontua o docente.