São Carlos, Quinta-Feira 28 de Agosto de 2014.

Normas para a Concessão do Incentivo de Visibilidade do PPGQ-UFSCar

Normas para a Concessão do Incentivo de Visibilidade do PPGQ-UFSCar


1) O incentivo de visibilidade é a concessão de até R$ 6.000,00 (seis mil reais) que o aluno do PPGQ-UFSCar poderá usar, em uma única vez, para participar de congresso ou trabalho de campo.

1.a - O valor concedido deverá ser usado segundo as regras da CAPES, isto é, poderá ser usado para pagar despesas de transporte (despesas com taxi não serão restituidos), diárias durante o congresso e taxa de inscrição no congresso. Alunos de mestrado não poderão participar de congressos internacionais fora do Brasil, pois isto viola as regras da CAPES.

2) Faz jus ao incentivo de visibilidade um aluno do programa de pós-graduação que publicar 1 artigo em revista cujo o parâmetro de impacto for maior ou igual a 4.

2.a - Apenas 1 aluno será beneficiado por publicação. No caso de mais de um autor ser aluno do PPGQ, ficará a critério dos autores a indicação de quem fará jus ao incentivo.

3) Um mesmo aluno poderá receber tantos incentivos quanto for o número de suas publicações que atendam o item 2. Entretanto, poderá usar o incentivo apenas uma vez a cada ano.

4) O incentivo poderá ser usado enquanto o pós-graduando for aluno do PPGQ-UFSCar, isto é, não há a necessidade do incentivo ser usado no ano em que for concedido.

4.a - O aluno poderá inclusive, receber a concessão durante o seu mestrado no PPGQ-UFSCar e utilizá-la durante o seu doutorado (também do PPGQ-UFSCar), desde que seja matriculado no doutorado  assim que terminar o mestrado.

5) As regras descritas acima serão revisadas anualmente, sem prejuízo daqueles que já fizerem jus ao incentivo nos anos anteriores e que ainda não tenham usufruído do mesmo.


Normas aprovadas na 396ª reunião da CPG, em 10.02.2012



Rodovia Washington Luiz, Km 235 - Caixa Postal 676 CEP 13565-905 - São Carlos - SP - Brasil
Fone:  55 (16) 3351-8209/ 3351-8603