Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Webinar do PPGQ - Ministrante: Dra. Andreia Neves Fernandes - Professora Associada no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS

Quando 11/06/2021
das 14h00 até 16h00
Webinar do PPGQ
Título: "Microplásticos: uma ameaça emergente ao meio ambiente e à saúde humana?"

Ministrante: Dra. Andreia Neves Fernandes -  Professora Associada no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS

Data: 11/06/2021 - sexta-feira - 14hs

link google meet: image.png
Importante:
######
Por motivos de segurança, a comunidade da UFSCar poderá acessar pelo link do seminário usando seu email institucional via google meet. Os convidados externos deverão preencher o link da planilha a seguir ( image.png). Não serão aceitos durante o seminário pessoas externas, sem que tenham previamente feito a sua inscrição.
#######

Resumo do currículo: Professora Associada I no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS, onde exerceu a função de vice-coordenadora (2013-2015) e coordenadora da Comissão de Extensão (2015-2017). É orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da UFRGS, líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Processos Ambientais e Contaminantes Emergentes (LAPACE) da UFRGS e integrante do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Bacharel em Química (2001), Mestre em Físico-Química (2002) e Doutora em Química Analítica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche no Grupo de Pesquisa Processos Ambientais e Poluentes - Universidade de Aveiro/Portugal (2006) e Pós-Doutorado no grupo de Química Ambiental (GQA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2014, foi pesquisadora visitante na Universidade de Valência, atuando na área de contaminantes emergentes em matrizes ambientais. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à química ambiental, com ênfase na i) ocorrência, distribuição e fontes de microplásticos no meio ambiente; ii) interação de contaminantes emergentes com microplásticos; iii) remoção de contaminantes emergentes do ambiente aquático usando diferentes materiais (microfibra/nanofibra, adsorvente de resíduo agroindustrial, macroestrutura de óxido de grafeno) iv) fotodegradação de contaminantes ambientais usando sensibilizadores naturais e artificiais.