Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disciplina de curta duração "QUI.200-14/15 Tópicos em Química: Building Biorefineries for the Bioeconomy: Case Studies".

Disciplina de curta duração "QUI.200-14/15 Tópicos em Química: Building Biorefineries for the Bioeconomy: Case Studies".

Disciplina de curta duração "QUI.200-14/15 Tópicos em Química: Building Biorefineries for the Bioeconomy: Case Studies".

O objetivo central do minicurso é abordar o uso do conceito de biorrefinarias para projetar cenários e oportunidades relacionadas ao uso de biomassa residual em cadeias produtivas de distintos setores no Brasil, considerando as dimensões científicas, econômicas e socioambientais. O emprego de processos de conversão de biomassa residual em insumos químicos, combustíveis, materiais diversos e energia, principalmente quando baseados em tecnologias verdes, possibilita otimizar o uso de recursos e agregar valor aos produtos de uma determinada cadeia. Uma série de casos brasileiros e europeus serão discutidos, de maneira a oferecer aos participantes a compreensão mais aprofundada dos principais aspectos determinantes para a implementação e sucesso de uma biorrefinaria em contextos diversos.

Ministrantes*: Profs. Drs. Jennifer Ruth Dodson, Avtar Singh Matharu, Corrado Topi, Julen Bustamante Alonso, Raymond Sloan (University of York, UK) e Vania Gomes Zuin

Data: 07 a 14 de abril de 2015

HORÁRIO: 08:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00

Local: auditório 02 do edificio Prof. José Carlos Nogueira

CRÉDITOS: quatro (sessenta horas)

Vagas - 20 (vinte)

* As aulas serão ministradas em português e inglês e a avaliação final (relatório) poderá ser realizada em português. Os ouvintes devem estar necessariamente inscritos e não são obrigados a entregar o manuscrito/relatório ao final da disciplina (14/04).

Apoio: PPGQ-UFSCar, Newton Fund-Fapesp e CBIP-INCT

 INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DO PPGQ ATÉ O DIA 02 de abril

 Alunos que não quiserem os créditos deverão escrever 'OUVINTE' na frente do nome.


- atestado de matricula ou comprovante de conclusão de curso;
- cópias do RG e CPF (uma de cada) autenticadas por cartório OU acompanhadas do original para serem autenticadas na secretaria;
- formulários de matricula e inscrição preenchidos.

Lembramos que os alunos que não optarem pelos créditos não receberão certificado como ouvintes (decisão aprovada na 407 reunião da CPG em 06 de dezembro de 2012).