Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UFSCar conquista Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável

UFSCar conquista Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável

Confirmando sua posição de referência no cenário científico e tecnológico, a UFSCar está sendo contemplada com um novo Centro de Excelência em Pesquisa, o de Química Sustentável. O lançamento oficial do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) aconteceu na última terça-feira (17/11), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na oportunidade, também foi lançado o Centro de Excelência em Pesquisa para identificação de alvos para novos fármacos (target discovery), coordenado pelo Instituto Butantan. Ambos foram selecionados por chamadas públicas compartilhadas entre a Fapesp e a indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK).
Na abertura do evento, o Presidente da Fapesp, José Goldemberg, destacou a relevância da pesquisa científica e o papel da UFSCar e do Butantan nesse cenário. Também o Diretor Científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, destacou a produção da Universidade, ao afirmar que: "A UFSCar tem longa tradição no assunto de Química Sustentável e Química Verde e apresentou uma proposta competitiva que foi a vencedora. Temos grandes expectativas sobre os resultados dos Centros". Também presente na cerimônia, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ressaltou o reconhecimento da qualidade e dos esforços dos pesquisadores da Instituição com a conquista do Centro de Excelência. "Tenho a honra de assistir ao anúncio de um centro de pesquisa conjunto que não apenas concretiza a cooperação das universidades e institutos de pesquisas com parceiros industriais, mas também aborda muitos dos desafios mais relevantes atualmente para a Ciência, abrangendo sustentabilidade, redução na geração de resíduos, transferência de tecnologia, inovação, dentre outros", afirmou. Também compuseram a mesa de abertura o Ministro do Comércio e Indústria do Reino Unido, Francis Maude; Joanna Crellin, Cônsul Geral do Reino Unindo em São Paulo; Cesar Rengifo, Presidente da GSK-Brasil; e Jorge Kalil, Diretor do Instituto Butantan.
O CERSusChem é uma iniciativa de docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, sob a direção da professora Arlene Corrêa, e conta com 18 pesquisadores da própria UFSCar (departamentos de Química e de Engenharia Química), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O financiamento é da Fapesp e da GSK, com contrapartida da UFSCar. Leia mais sobre as atividades do Centro no Blog da Reitoria.


Foto: Da esquerda para a direita, Quezia Cass, Coordenadora de Transferência de Tecnologia do Centro; o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo; o Chefe do Departamento de Química da UFSCar, Julio Zukerman Schpector; a Coordenadora de Educação e Difusão de Conhecimento do Centro, Lucia Helena Mascaro Sales; e Adilson de Oliveira, Vice-Reitor da Universidade (Crédito: Fabrício Mazocco – CCS/UFSCar)