O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está localizado no Departamento de Química (link externo), abrange atividade de pós-graduação stricto sensu e tem como finalidade a formação de recursos humanos destinados à docência, à pesquisa científica e tecnológica, ao empreendedorismo e outras atividades correlatas. Atualmente conta com os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, ambos continuamente avaliados pela CAPES como um dos melhores da área de Química do Brasil, com conceito “nível 7” (nota máxima).

O PPGQ abrange atividades de pós-graduação compreende cinco áreas de concentração: Química, Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica. O corpo docente é altamente qualificado e conta com professores permanentes, e colaboradores. Todos possuem título de doutor, e apresentam competências e habilidades que fazem com que o Programa seja destaque na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico. Os docentes são habilitados a orientar discentes brasileiros, além de outras nacionalidades, em áreas estratégicas e em consonância com as áreas prioritárias do MCTI (link externo) em pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovações.

A infraestrutura do PPGQ é ampla e moderna, e conta com salas de aulas, anfiteatros, secretaria, laboratórios e um dos parque de equipamentos mais robustos do país. Toda esta infraestrutura, associada a um corpo docente altamente qualificado, cria um ambiente sinérgico único e faz com que o PPGQ possua um padrão de excelência mundial permitindo alavancar pesquisas na vanguarda do conhecimento.

O corpo discente do PPGQ apresenta diversas nacionalidades e formações. O número de bolsas de mestrado e doutorado é um dos grandes atrativos do Programa e, o processo seletivo permite que candidatos de diversas regiões do país e mesmo, de outros países possam participar. As bolsas destinadas aos selecionados são da CAPES e do CNPq, mas ainda com possibilidade de pleito junto à FAPESP e outros programas como MAI/DAI e EMBRAPII. O viés tecnológico, com pesquisa aplicada reflete a interação com o setor industrial permitindo financiamento de empresas do setor químico com potencialidade para o desenvolvimento de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Historicamente o curso de mestrado acadêmico e doutorado tiveram início em 1980 e 1987, respectivamente, com a formação de, até 2022, de 805 mestres e 817 doutores. O PPGQ assume nesse sentido liderança na formação de discentes na área de química. O programa visa oferecer ao pós-graduando um conjunto de condições para o desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de uma gama de novas ferramentas intelectuais para a resolução de problemas de cunho científico e tecnológico, permeando a construção de um arcabouço com competências híbridas e fundamentais para o enfrentamento dos desafios sociais, científicos e tecnológicos do país.