Áreas de Concentração

Durante toda a sua história, o programa se estruturou a partir das áreas de concentração que representavam as subáreas da química (química analítica, química inorgânica, química orgânica e físico-química, além da área geral designada apenas como química), definindo em conjunto com o orientador do projeto em qual linha de pesquisa deverá atuar quando da apresentação formal do projeto de pesquisa durante o seu primeiro semestre como aluno regular. Em termos de planejamento estratégico e, por solicitação da CAPES, passamos a adotar a área de Química como a única área de concentração. No âmbito do nosso programa de pós-graduação, as diferentes subáreas da Química  desempenham papéis fundamentais e atuam de maneira integrada e multidisciplinar, contribuindo para a formação de pesquisadores altamente qualificados e para o desenvolvimento de projetos inovadores.


Química

A área de concentração de Química estuda a matéria e suas propriedades, estrutura, transformações e reações. É uma ciência interdisciplinar que abrange vários campos, incluindo a física, biologia, geologia e engenharia, sendo uma área vasta e multifacetada.

Cada um desses campos se concentra em diferentes aspectos da Química e tem suas próprias aplicações e técnicas. A Química também envolve o uso de ferramentas e métodos experimentais para investigar e compreender as reações químicas e suas propriedades.