Seminário Geral do PPGQ  - Ministrante: Dr. Eduardo Ernesto Castellano

Título: “Nascimento, evolução e morte das estrelas”
  • Quando 16/08/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Seminário Geral do PPGQ

Título: “Nascimento, evolução e morte das estrelas”

Ministrante: Dr. Eduardo Ernesto Castellano Professor Titular e Sênior da Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos - Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar

Resumo:

As estrelas e em particular nosso Sol são complexos sistemas termodinâmicos nos quais convivem em equilíbrio as três forças da Natureza: a interação eletrofraca e a força forte (geradas pelos quarks) e a força gravitacional. Descreveremos a evolução temporal desses extraordinários sistemas, incluindo uma descrição elementar dos quarks como componentes do próton e do nêutron entre outras várias partículas, eludindo a complexa estrutura matemática associada. Isso será suficiente para entender, qualitativamente, o mecanismo de evolução de uma estrela. Comentaremos também possíveis caminhos da origem do nosso planeta.

Apresentação presencial

Data: 16/08/2023 (quarta-feira)