Seminário Geral do PPGQ - Ministrante: Prof. Dr. João Gustavo Pereira da Silva (DEMa/UFSCar)

Título: “Fabricação de materiais cerâmicos por métodos de baixo consumo energético: Prática e simulação”.
  • Quando 24/04/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Seminário Geral do PPGQ

Resumo:

Este seminário aborda a fabricação de materiais cerâmicos avançados por métodos que visam baixo consumo energético, combinando práticas como sinterização assistida por campo elétrico (FAST, Flash, UHTS) e sinterização à frio com simulação computacional. Um breve resumo sobre a teoria sobre sinterização fora do equilíbrio será apresentado, bem como métodos analíticos e computacionais de como simular tais processos de fabricação tendo como objetivo a melhora na eficiência energética de tais processos.

Ministrante: Prof. Dr. João Gustavo Pereira da Silva (DEMa/UFSCar)

João Gustavo Pereira da Silva é Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Engenharia pela Technische Universität Hamburg (Alemanha), com período sanduíche na University of Colorado (EUA). Após o doutorado, foi pós-doc no Forschungszentrum Jülich e no Helmholtz-Zentrum Geesthacht. Desde 2022 é professor do departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de São Carlos, onde pesquisa a modelagem e simulação de métodos de fabricação de baixo consumo energético.

Data: 24/04/2024
Hora: 16h
Local: Auditório 02 do edifício Prof. Dr. José Carlos Nogueira - Departamento de Química - UFSCar